quinta-feira, 21 de junho de 2007

Reciclagem do Óleo de Frituras será tema de evento em Foz do Iguaçu


FOZ DO IGUAÇU - A Mercofrig, indústria localizada em Santa Terezinha de Itaipu, com forte atuação no mercado paranaense no segmento de subprodutos de origem animal, através do PROCOF – Programa de Coleta de Óleo de Frituras para efeitos de reciclagem e proteção do meio ambiente, promove no próximo dia 28, na Praça do Mitre, em Foz do Iguaçu, o “1º Pastelaço”.

Realizado em parceria com o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do IAP, o “Pastelaço” é uma ação educacional relativa a destinação final de óleo vegetal usado.

Cerca de 2000 alunos de escolas da rede pública estadual, municipal e particular acompanharão durante todo o dia o processo de uso do óleo de fritura, até a destinação final, com a reciclagem que transforma o óleo em sabão. Os estudantes também percorrerão o trajeto que mostra o efeito do óleo sobre a água dos rios, flora e sob o solo quando destinado de forma irregular.

Eles receberão material didático produzido pela SEMA, que explica desde a origem do óleo vegetal, até as possíveis formas de reciclagem. O material traz também informações sobre o biodiesel, composição e utilidades do óleo, legislação de resíduos sólidos no Brasil, efeito estufa e o ciclo do óleo e a troca por sabão.A ação é parte integrante do Programa “Desperdício Zero”, da SEMA.

O “1º Pastelaço” conta com o apoio também da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu , Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, Sanepar, 10 Pastéis, Faculdade UDC, Super Muffato e Hotel Tropical das Cataratas,

O Circuito - Por meio de um circuito que será montado na Praça do Mitre, os visitantes caminharão por diversos stands para ouvir as explicações de 15 monitores. Logo na entrada, um aquário mostrará que o óleo vegetal jogado na água forma uma camada impermeabilizante na superfície, o que impede a passagem de ar e luz e, assim, mata qualquer espécie aquática. Além disso, o óleo acumulado forma uma crosta escura nos canos de esgoto, entupindo-os com o tempo. Depois de utilizado, o óleo deve ser armazenado dentro de garrafas de refrigerante ou em grandes tonéis, no caso dos restaurantes. Depois, pode ser encaminhado para o lixo que não é lixo ou então para empresas privadas especializadas em reciclagem, trabalho desenvolvido em nossa região pela Mercofrig. Nesses locais, o produto receberá tratamento adequado para ser transformado em óleo para motosserra, para asfalto, em desmoldante, fertilizante, adubo, sabão, entre outros. A produção de sabão a partir do óleo de cozinha também pode ser feita em casa. No percurso do Pastelaço, os participantes receberão sacolas oxibiodegradáveis – que se decompõem com mais facilidade -, e cartilhas informativas.

A Mercofrig - A Mercofrig é uma indústria que atua no segmento da cadeia produtiva de produtos de origem animal, produzindo farinha de carne e sebo bovino. Atuando desde 1997 no ramo, com instalações próprias, amplas e com padrão de higiene e qualidade. A empresa é regulamentada pelo Ministério da Agricultura por meio do Serviço de Inspeção Federal sob nº PR-08964.

A empresa já atuou na exportação de sebo bovino, atualmente os produtos são vendidos no mercado interno, a Farinha de Carne é consumida por fábricas de rações no estado do Paraná. O sebo Bovino é enviado às empresas do norte do estado, que beneficiam e revendem a outros estados brasileiros.

Situada em Santa Terezinha de Itaipu a cerca de 20 km do centro de Foz do Iguaçu na Região Trinacional, a Mercofrig coleta os subprodutos de origem animal e vegetal praticamente em toda a região oeste do Paraná. Atualmente a Mercofrig é a única empresa licenciada para fazer a coleta de óleo de fritura visando a reutilização ou reciclagem em toda essa região.


Fonte: Agência Brasileira de Notícias

Nenhum comentário: