quarta-feira, 20 de junho de 2007

Um pouco mais sobre reciclagem

Verter óleos usados em ralos de pias é algo condenável e compromete a qualidade da água.


Muitos estabelecimentos comerciais (restaurantes, bares, pastelarias, hotéis, etc) e residências depositam o óleo usado na cozinha diretamente na rede de esgoto, com conseqüente entupimento da mesma e mau funcionamento das estações de tratamento de água.

Para retirar o óleo e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos sobre o ambiente. Além disso, como o óleo é mais leve que a água, ele fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo a vida dos seres aquáticos.


Se você não sabe o que fazer com o óleo é porque, provavelmente, ninguém lhe disse!

Portanto aqui vão algumas dicas:


1° - Colocar o óleo utilizado numa garrafa de plástico (PET), fechá-la e colocá-la no lixo orgânico. Assim, no local de triagem, essas garrafas serão abertas e esvaziadas em um local mais adequado.

2° - Ao invés de colocar o óleo em garrafas você também pode dispensá-lo em um jornal aberto e ir enrolando as folhas (de três em três) e colocar o "bolo" no saco de lixo orgânico. Assim o óleo se fixará no papel e será decomposto ao misturar-se na massa do aterro.


Um pouco de história:

2800 a.C. - Um material parecido com sabão foi encontrado em cilindros de barro durante escavações na antiga Babilônia. As inscrições revelam que os habitantes ferviam gordura juntamente com cinzas, mas não mencionam para que o "sabão" era usado.

600 a.C. – Fenícios usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira (sabão pastoso).

De acordo com uma antiga lenda romana, a palavra saponificação tem a sua origem no Monte Sapo, onde eram realizados sacrifícios de animais. A chuva levava uma mistura de gordura animal derretida, com cinzas e barro para as margens do Rio Tibre. Essa mistura resultava numa borra (sabão). As mulheres descobriram que usando essa borra, as suas roupas ficavam mais limpas. Os romanos passaram a chamar essa mistura de sabão e à reação de obtenção do sabão de saponificação.


Nenhum comentário: