sexta-feira, 22 de junho de 2007

Os 3 Rs: REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR


REDUZIR

A redução é a primeira das formas de diminuir os problemas da gestão de resíduos.

As indústrias devem desempenhar um papel importante da redução. Através do design, da utilização de novos materiais e da adoção de novos processos e tecnologias menos poluentes, é possível fabricar embalagens com menos peso, com menor gasto de energia e de recursos naturais, sem perder a resistência e a capacidade para conservar os produtos. Outra tendência é a utilização de produtos concentrados, que permite um menor consumo de materiais de embalagem.

Os consumidores também devem contribuir para a redução do peso e do volume dos resíduos. Devem evitar consumos supérfluos e desperdícios, rejeitar excessos de embalagem e exprimir a sua opinião junto das autoridades, das indústrias e dos comerciantes para agirem em conformidade com seus objetivos.

REUTILIZAR

Há objetos que são concebidos para serem usados várias vezes, em vez de serem jogados fora depois da primeira utilização. A opção por produtos reutilizáveis diminui a curto prazo a quantidade dos resíduos domésticos que têm que ser eliminados, visto que após um certo número de usos, estes se transformam em resíduos.

Outros produtos são vendidos em “refis” que permitem usar a mesma embalagem original várias vezes.

O consumidor deve ser atento e responsável, o que significa que, perante cada hipótese de reutilização, deve avaliar as vantagens e desvantagens para si e para o Meio Ambiente.

RECICLAR

Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos.

Para que os materiais possam ser reciclados, é necessário que sejam recolhidos e transportados separadamente. Para este efeito, os consumidores devem seguir as instruções do respectivo orgão responsável pelas coletas seletivas. Os resíduos orgânicos, que no nosso país constituem a maior parcela dos resíduos urbanos, podem ser transformados em composto, um corretivo orgânico útil para a agricultura e jardinagem. Os papéis e cartões podem ser aproveitados para produzir novos papéis. Os resíduos metálicos podem ser recuperados para fundição e fabricação de novas peças. As embalagens de vidro podem dar origem a novas embalagens. Os plásticos podem ser recuperados, fundidos e moldados de novo.

Nenhum comentário: