quarta-feira, 26 de março de 2008

Usina refina 45 mil litros de óleo a cada 30 dias

Empresa é única no interior paulista com licenças para funcionamento

Reinaldo Chaves
Da Agência BOM DIA

No Parque Bauru, em Bauru, SP, funciona há cinco anos a Famóleo, usina de refino de 45 mil litros de óleo de cozinha a cada 30 dias – e única no Interior de São Paulo com licenças de funcionamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A empresa é parceira da Comvida e atua coletando óleo em casas, condomínios, empresas, presídios, escolas, entre outros. O óleo é comprado pela Famóleo e também doado por parceiros.

Garrafas
Um dos responsáveis pelo refino, Danilo Faria de Moraes, explica que o óleo coletado é armazenado primeiro em três tanques com capacidade para três mil litros. Depois com o vapor de uma caldeira o óleo é fervido por cerca de três horas. “Isso é feito para desprender a água contida no óleo de fritura. Cada litro tem uma média de 300 ml de água que vem dos alimentos”, explica.

A água liberada é usada para a higienização dos tambores e garrafas PET que são destinados para as parceiras do projeto que acondicionam o óleo.


Para entender melhor
Informações: (14) 3234-7314. Site: www.ambientelimpo.org

Nenhum comentário: