quarta-feira, 12 de março de 2008

Mais sobre a FEBRACE...


A FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) é uma das maiores feiras de ciência jovem no Brasil. Participam da Feira estudantes do último ano do ensino fundamental, do ensino médio e técnico, nas categorias de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas e Engenharia e suas aplicações.

Foram selecionados 262 projetos para participar da 6ª mostra de projetos da FEBRACE, que será realizada de 11 a 13 de março de 2008. Os trabalhos foram realizados por estudantes de 24 Estados e do Distrito Federal ao longo de 2007.

A FEBRACE é uma ação contínua, voltada ao estímulo de estudantes de escolas públicas e privadas da Educação Fundamental, Média e Técnica a desenvolverem projetos científicos e tecnológicos. A FEBRACE estimula a realização de projetos investigativos, envolvendo a cada ano mais estudantes, professores e escolas de todo o país.

A FEBRACE tem apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), do MEC (Ministério da Educação), do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Desde sua primeira edição, a FEBRACE conta com o patrocínio oficial da Intel do Brasil, e todos os anos a FEBRACE indica 9 projetos para participarem da Intel ISEF (International Science Engineering Fair), que acontecerá de 11 a 17 de maio em Atlanta, Georgia, EUA. A FEBRACE também conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e do Sebrae Nacional.

Especialmente em 2008, será realizada, em um espaço anexo à tenda da FEBRACE, a II Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia do MERCOSUL. Essa mostra é uma atividade organizada pelo Comitê Gestor de Popularização da Ciência do Mercosul, cujo representante do Brasil é o Departamento de Popularização e Difusão da C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social do Ministério de Ciência e Tecnologia. A Mostra Mercosul é realizada a cada dois anos. A I Mostra Juvenil de Ciência e Tecnologia ocorreu de 1 a 7 de novembro de 2006, na cidade de Salta, Argentina, junto com a realização da Mostra Nacional de C&T Juvenil da Argentina.

O objetivo da Mostra Mercosul é promover a integração regional de pesquisa em ciência e tecnologia entre estudantes do ensino médio, mais especificamente entre os estudantes dos países membros e associados do Mercosul. E em 2008, essa mostra será realizada em parceria com a FEBRACE.

Para participar da segunda edição da Mostra Mercosul, foram convidados 30 projetos, sendo 4 projetos de cada país membro (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela) e dois projetos de cada pais associado (Chile, Bolívia, Colômbia, Equador e Perú).


Sobre a organização da FEBRACE

A FEBRACE é organizada pelo LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O laboratório é conhecido por ser um dos mais inovadores no Brasil. Na década de 80, desenvolveu o primeiro micro-super-computador brasileiro de 32 bits, um minisuper-computador paralelo com arquitetura NUMA, aplicações específicas de microprocessadores e uma família de terminais e estações gráficas. Atualmente no laboratório são desenvolvidos projetos nas áreas de TV Digital, Telessaúde, Tecnologia na educação (com destaque para os testes do projeto Um Computador por Aluno), Realidade Virtual, Certificação Digital e Nanoeletrônica.


Fonte: Assessoria de Comunicação FEBRACE

Nenhum comentário: