segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Cosméticos naturais ganham destaque


Os cosméticos naturais ou orgânicos são o destaque entre os produtos orgânicos não-alimentícios. Pesquisa na rede de orgânicos Wellness da Alemanha mostrou que os produtos naturais para o corpo representam 19% de todo o mercado, incluindo alimentos.
A elaboração é feita com matéria-prima extraída de origem vegetal e natural não sintética, pois­ cerca de 99% dos produtos tradicionais usam materiais sintéticos como os derivados do petróleo. Produtos naturais são benéficos à saúde da pele, pois tudo o que é usado sobre o corpo é absorvido pela corrente sangüínea.
Os produtos livres de sintéticos são alergênicos, não causam irritação na pele, o que pode acontecer pela rejeição do organismo causada pela origem não natural de matérias-primas.


Alguns exemplos

A Aloe Vera (nome científico da babosa), é a base dos ingredientes dos produtos da Cassiopéia que existe há 24 anos. "Os cosméticos só não são totalmente orgânicos porque não encontramos todas as plantas orgânicas para associarmos aos produtos que desenvolvemos, mas todo o processo é natural”, explica o diretor da Cassiopéia Falk Weltien. A empresa desenvolve shampoos, tônico capilar, hidratante para o rosto, loção tônica e de limpeza para o rosto, protetor labial, pomada multifuncional para pele, óleo vegetal corporal.

A AyurVida desenvolve cosméticos inspirados na medicina Ayurvédica, desenvolvidos com base nesta ciência milenar. "Esse cosmético contempla o indivíduo como um todo. O cosmético da AyurVida é um neurocosmético, pois antes de indicar o produto, AyurVida não só pergunta que tipo de pele você tem, mas primeiro pergunta como você é e direciona o produto certo para cada biótipo", explica a diretora Maria Helena Gomes. Ela explica que a marca apóia o extrativismo sustentado, o não uso de ingredientes transgênicos e não utiliza em qualquer de seus produtos ingredientes que impliquem o sacrifício de animais.

A Surya Henna participou do evento com a coloração em pó à base de henna e a Surya Tattoo – tatuagem temporária 100% natural. A maior parte da formulação da Surya Henna Pó é de henna, e contém também tonalizantes naturais provenientes da planta Índigo, que proporcionam maior variedade de cores. A henna possui tanino, pigmento e saponina. “O tanino, em conjunto com o pigmento, forma um filme que protege o cabelo e o deixa mais liso e forte. A saponina tira toda a gordura do cabelo, deixando-o completamente limpo. As pessoas que têm um cabelo mais seco devem usar um condicionador”, descreve a bióloga da Surya Henna, Daniela Vidalenc. Outro produto da empresa é a Surya Tattoo, uma opção de tatuagem temporária 100% natural. Não causa danos à saúde, por não conter substâncias sintéticas, como chumbo e corantes químicos, como o PPD - parafenileno diamina. A Surya Tattoo é fácil de aplicar e dura em média dez dias, na cor preto-azulada.

Os cosméticos orgânicos Florestas agem por meio da aromaterapia e fitoterapia. "Os produtos Florestas são feitos com ingredientes de origem vegetal e puros óleos essenciais. Sem uso de derivados de petróleo, aromas e corantes artificiais, lauril éter sulfato de sódio, conservantes químicos e outros ingredientes irritantes para pele. Tudo estritamente natural e saudável", afirma o diretor da Florestas Fernando Lima. Segundo Fernando Lima, os cosméticos orgânicos, como o da Florestas são produtos extremamente puros e naturais. "De acordo com as normas internacionais, 95% dos ingredientes de plantas utilizados nos nossos produtos são de origem orgânica".

Tradicional no mercado, a cosmética Weleda, a exemplo de seus medicamentos desenvolve os cosméticos baseados na Antroposofia. "O conhecimento de que o organismo humano tem a capacidade de auto-regulação (salutogênese)", explica o diretor da marca José Luiz. Ele explica que, no caso da Weleda, que em suas plantações em diversas partes do mundo emprega o método biológico dinâmico, as substâncias naturais são possuidoras de uma qualidade energética plena.



Fonte: Planeta Orgânico

Nenhum comentário: