quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Como tratar os diversos tipos de poluição da água?

Poluição Biológica

No processo de desinfecção da água, o método mais utilizado é a cloração, onde quantidades suficientes de cloro, na forma de gás cloro ou ainda de hipoclorito, são adicionados à água visando destruir ou inativar os organismos alvo. O gás cloro reage quase que completamente com a água para formar o ácido hipocloroso (HOCl), que se dissocia gerando os íons H+ e OCl-.
A presença do cloro diminui o pH da água pela liberação de íons H+. O pH do meio é importante por que influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza. Sob valores de pH inferiores a 7,5, o ácido hipocloroso é a espécie predominante. Seu potencial de desinfecção é cerca de 80 vezes superior se comparado ao hipoclorito que é a espécie predominante sob valores superiores à 7,5.
Os aspectos básicos envolvidos no sucesso da cloração são a dose e o tempo de contato. O excesso de cloro deve ser evitado para que a água não possua após o tratamento um sabor característico indesejado.
Outros agentes desinfetantes podem ser as cloraminas dióxido de cloro, ozônio e radiação ultravioleta.


Poluição Térmica

Não há um tratamento específico para este tipo de poluição, que poderia ser evitado sendo instalados nas indústrias sistemas de refrigeração dos despejos. Ainda assim há indústrias que utilizam a água do mar ou de rios nesses sistemas, elevando a temperatura da água.


Poluição Sedimentar

A água que apresenta baixa turbidez pode ser tratada através da decantação direta, sem adição de substâncias químicas, e posterior filtração, para remoção de partículas que não se decantam naturalmente. Em muitos casos, no entanto, um agente químico é adicionado para coagular e flocular as partículas de menor tamanho. Estas partículas de tamanho coloidal , podem então ser removidas por decantação, em tanques ou diretamente em filtros. A decantação usa a gravidade como agente responsável pela remoção do material particulado suspenso da água.
A coagulação/floculação é um procedimento químico é físico onde partículas muito pequenas são desestabilizadas e então agregadas para que possam se decantar.
A coagulação é um processo químico usado para desestabilizar partículas coloidais; o agente químico é adicionado e agita-se rapidamente o sistema por aproximadamente 30 s, em seguida o sistema é agitado lentamente, permitindo o contato entre as partículas, no processo denominado floculação. As partículas coloidais que não iriam se decantar são aglomeradas, formando sólidos de maior tamanho chamados flocos. O sulfato de alumínio é o agente floculador mais utilizado, entretanto, outras substâncias químicas tais como sais de ferro (III) ou ainda polímeros orgânicos, podem ser empregados na coagulação.

Nenhum comentário: