terça-feira, 23 de outubro de 2007

Resumo do nosso projeto...

O óleo de frituras é descartado muitas vezes de maneira incorreta, causando sérios danos ao meio ambiente e tornando difícil o tratamento de água, já que um litro de óleo é capaz de poluir um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa durante quatorze anos. Como o óleo é menos denso do que a água, ele fica na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo a vida dos seres aquáticos.
O óleo de frituras pode ainda causar o entupimento de encanamentos, bem como a poluição do solo, como conseqüência da sua impermeabilização. Além disso, para retirar o óleo e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos tóxicos, com efeitos negativos para o meio ambiente.
Este projeto tem como finalidade reciclar o óleo que iria para o lixo, reduzindo o impacto ambiental, e gerando produtos de elevado valor agregado, como cosméticos.
Além de diminuir os impactos gerados pelo despejo deste óleo no meio ambiente, o projeto inova criando uma linha de cosméticos naturais, diferentemente de outros projetos já conhecidos, como o biodiesel e o sabão.
A idéia principal consiste na extração da glicerina e dos ésteres de óleos usados, uma vez que todo óleo vegetal é constituído de ésteres de glicerina, para a produção de sabonetes, óleos corporais, loções, entre outros. E há uma grande vantagem em se utilizar estes dois compostos, pois ambos tem a característica de hidratar a pele, sendo bastante conhecidos na área cosmética pelas suas propriedades.
Dessa forma, resolveremos parte do problema ambiental, além de gerar renda através deste resíduo, que pode ser reaproveitado por cooperativas de reciclagem em sua totalidade.
Os produtos finais se enquadraram na normas de qualidade da ANVISA, de acordo com as análises feitas em laboratório, bem como apresentaram um elevado nível de aceitação, pois se comparam aos demais existentes no mercado e não possuem qualquer odor que lembre o óleo de frituras.

Nenhum comentário: