sábado, 9 de junho de 2007

Sobre o óleo vegetal

O óleo vegetal é uma gordura extraída de plantas formada por triglicerídios. Apesar de, em princípio, outras partes da planta poderem ser utilizadas na extração de óleo, na prática este é extraído na sua maioria (quase exclusivamente) das sementes. Os óleos vegetais são utilizados como óleo de cozinha, na pintura, como lubrificantes, cosméticos, farmacêuticos, na iluminação, combustíveis (biodiesel ou puro) e para usos industriais. Alguns tipos de óleos, tais como o óleo de colza (canola), algodão ou ricíno são impróprios para consumo humano sem o devido processamento prévio.

Como todas as gorduras, os óleos vegetais são ésteres de glicerina e uma mistura de ácidos gordos, e são insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.

Muitas pessoas ainda não sabem como descartar corretamente o óleo sujo (ou óleo de fritura). O mais comum é o produto ser despejado no ralo da pia da cozinha, porém, essa atitude é altamente poluidora, podendo causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.

A maioria das pessoas desconhecem, mas, cada litro de óleo despejado no esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale a quantidade que uma pessoa consome ao longo de quatorze anos de vida.

Entre as conseqüências dessa atitude está:
  • a impermeabilização do solo, que contribui com o aumento de enchentes e alagamentos;
  • a criação de uma fina camada sobre a superfície da água, o que impede a oxigenação e a entrada de luz, além de prejudicar a reprodução dos seres aquáticos;
  • a produção de mau-cheiro decorrente de decomposição;
  • o entupimento das tubulações.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: