quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Produção de Sabonetes é Alternativa de Renda para Mulheres do Sertão Alagoano


O município de Maravilha está situado no semi-árido alagoano, distante 234 quilômetros da capital Maceió e, como a maioria dos municípios brasileiros, sempre ofereceu poucas oportunidades de trabalho para os seus habitantes. Em 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuía um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH de 0,563) de um estado que apresentava um dos piores índices do País (IDH de 0,649).

As ofertas de trabalho eram praticamente restritas ao serviço público e a economia da cidade era baseada na agricultura de subsistência, com a utilização de recursos de baixos níveis tecnológicos, exercida, predominantemente, por agricultores familiares. Esta situação gerava alto grau de pobreza e exclusão social.

Nesse cenário adverso, a atividade da ovinocaprinocultura se destacou como uma alternativa viável, não só para Maravilha, como para um conjunto de mais 20 municípios que constituía o Arranjo Produtivo Local da Ovinocaprinocultura no Sertão Alagoano.

A partir de um dos objetivos desse programa, que era estimular atividades relacionadas aos derivados da ovinocaprinocultura, o Governo do Estado de Alagoas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) e parceiros idealizaram um projeto para fabricação de sabonetes artesanais à base de leite de cabra.

Fonte: Sebrae

Nenhum comentário: