sábado, 29 de agosto de 2009

Vento pode suprir as necessidades do mundo, diz estudo


Informações do Yahoo Notícias:

Segundo estudo publicado na Revista científica "Proceedings of the National Academy of Science (PNAS)", a energia Eólica (onde se utiliza a força dos ventos) pode suprir as necessidades energéticas do mundo. Se os cálculos estiverem certos, só no Brasil os aerogradores terrestres produziriam, no mínimo, cerca de 14 vezes a eletricidade consumida no país. No caso dos aerogeradores marítimos, a proporção seria de 3 vezes as necessidades brasileiras. E nos EUA, seria possível produzir até 16 vezes o consumo atual de eletricidade no país.

Apesar dos números otimistas, Ênio Bueno, especialista em energia Eólica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pondera que o estudo leva em conta apenas o potencial de aproveitamento da energia eólica para geração de energia; mas é importante ponderar também a viabilidade técnica em cada local, bem como a viabilidade fincanceira, pois essas barreiras reduzem, e muito, a previsão dos pesquisadores.

Um estudo dos técnicos do INPE em Janeiro mostra que os ventos brasileiros podem atender mais de 60% da demanda de energia de forma competitiva, e com o barateamento progressivo da tecnologia para tal, este percentual deve aumentar. Atualmente, menos de 1% da energia do país é gerada pelo vento.

Nenhum comentário: