quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Estatísticas de reciclagem

O lixo é uma fonte de riquezas. As indústrias de reciclagem produzem papéis, folhas de alumínio, lâminas de borracha, fibras e energia elétrica, gerada com a combustão.

No Brasil, a cada ano são desperdiçados R$ 4,6 bilhões porque não se recicla tudo o que poderia.

O Brasil é considerado um grande "reciclador" de alumínio, mas ainda reaproveita pouco os vidros, o plástico, as latas de ferro e os pneus que consome.

A cidade de São Paulo produz mais de 12.000 toneladas de lixo por dia, com este lixo, em uma semana dá para encher um estádio para 80.000 pessoas.

Se toda água do planeta coubesse em um litro, a água doce corresponderia a uma colher de chá.

Somente 37% do papel de escritório é realmente reciclado, o resto é queimado. Por outro lado, cerca de 60% do papel ondulado é reciclado no Brasil.

Um litro de óleo combustível usado pode contaminar 1.000.000 de litros de água.

Menos de 50% de produção nacional de papel ondulado ou papelão é reciclado atualmente, o que corresponde a cerca de 720 mil toneladas de papel ondulado. O restante é jogado fora ou inutilizado.
Pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, um pouco mais de 1 quilo de lixo por dia. Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.

Perfil do lixo produzido nas grandes cidades brasileiras:

39%: papel e papelão

16%: metais ferrosos

15%: vidro

8%: rejeito

7%: plástico filme

2%: embalagens longa vida

1%: alumínio



Comparativo da reciclagem




Fonte: Ambiente Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante a reportagem,Marcos.É mesmo alarmante num mundo onde o descartável está na moda e o reciclar não cresce na mesma proporção.Separo o lixo de casa e creio que se cada um fizesse essas pequenas coisas as toneladas que enchem o lixão diminuiriam bastante.
Thalita

Anônimo disse...

Q BOOOOM ...