segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Reciclagem de óleo de cozinha avança

Campeão de reciclagem de alumínio e aproveitador de vidro, plástico e papel, o Brasil começa a reciclar também óleo de cozinha. Da receita para transformá-lo em sabão à reutilização como matéria-prima para o biodiesel, a prática ajuda a preservar rios e mananciais. Isso porque uma gota de óleo contamina um litro d´água.

"O processo é tão simples quanto reciclar vidro e alumínio", diz o professor de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP) Jorge Tenório. Segundo ele, a indústria já se preocupa com o descarte de óleos lubrificantes por causa de resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e de exigências para exportações ou para a obtenção de selos de qualidade como o ISO 14000.

Em São Paulo, uma lei estadual, apesar de pouco conhecida, prevê a reciclagem. A Sabesp, desde agosto, começou projeto-piloto com uma organização não-governamental para recolher o óleo na região central. "Até agora, 300 condomínios aderiram ao projeto", diz o gerente da unidade de negócios da Sabesp, Carlos Aberto Aparecido. Ele explica que o acúmulo do óleo é o grande vilão das obstruções nas redes e ramais domiciliares. Proposto pela Sociedade de Amigos e Moradores de Cerqueira César, o material é recolhido pela ONG Trevo. A missão dos técnicos da Sabesp foi distribuir panfletos e orientar a população sobre a iniciativa.


Sabão e biodiesel

Outra ONG pioneira no reaproveitamento de óleo é a Triângulo, de Santo André. "Em 2004, começamos na raça", diz o diretor Fabrício França. Com patrocínio da Petrobrás, a Triângulo recolhe óleo de 60 mil residências na Grande São Paulo e usa como matéria-prima na produção de sabão em projeto socioeducacional que reverte em renda para jovens carentes. "Deve ter muita ONG começando, a gente orientou várias de diversos lugares do País. Teve gente até de Rondônia visitando o instituto", conta França.

Já o projeto do departamento de Química da USP de Ribeirão Preto que transforma óleo em biodiesel saiu dos limites nacionais e foi premiado. De acordo com o coordenador do programa, professor Miguel Dabdaoub, o projeto "Biodiesel em casa e nas escolas" foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

(As informações são do jornal O Estado de S.Paulo)

Um comentário:

Anônimo disse...

oi meu amigo!!
marcos!!
que bacana eim!!!
vc ta msm muito empenhado ..
no meio ambiente!!isso e muito bom de se ver!!
desejo a vc sucesso..
em todos os setores da sua vida!!
parabens seu blog ta cada dia
melhor!!!
muito bom aprender..com quem sabe das coisas!!
sorte viu!!!
lady