quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A Poluição da Água

Existem quatro tipos principais de poluentes:

1 - Poluentes não-orgânicos são materiais suspensos ou dissolvidos. Mineirais e sais solúveis entram nas águas do rio como enxurrada de ruas, estradas, pátios de estacionamento e terra exposta. Os poluentes não-orgânicos suspensos aumentam a turbidez da água, causando um aumento na temperatura e uma diminuição no conteúdo de oxigênio. Os organismos que precisam de altos níveis de oxigênio podem não sobreviver. Os sólidos suspensos podem entupir as brânquias dos peixes, enquanto partículas maiores podem se assentar no leito do rio e alterar o hábitat existente no fundo. Essas condições podem ser inadequadas para vários organismos aquáticos.


2 - Poluentes orgânicos são originados principalmente da decomposição de plantas e animais. Grama, folhas mortas, excrementos humanos e animais são todos fontes de poluição orgânica. Altos níveis de poluentes orgânicos em um rio diminuem os níveis de oxigênio, pois os microorganismos usam o oxigênio para dissolver materiais orgânicos. Esse é o caso de uma alta Demanda Química de Oxigênio (DQO). Os baixos níveis de oxigênio favorecem organismos como o Tubifex spp. e os insetos da família dos Ditiscídeos. Outros organismos que necessitam de níveis mais altos de oxigênio não conseguem sobreviver.

Os subprodutos da decomposição orgânica são o nitrogênio e o fósforo. Esses nutrientes agem como fertilizante, favorecendo o crescimento de algas e de outras plantas aquáticas. A resultante diminuição na luz e no oxigênio possui um impacto negativo sobre a vida aquática existente.


3 - Poluentes tóxicos são vários metais e compostos químicos despejados como subprodutos de processos industriais. Cádmio, mercúrio, cromo, ferro e chumbo, além de substâncias químicas como os PCBs e o DDT, são letais para alguns organismos. Eles também interferem nos processos biológicos normais dos organismos. Produtos de limpeza domésticos, como alvejantes, soda cáustica e pesticidas, além de herbicidas e inseticidas de fazendas, também representam toxinas que acabam nas águas dos rios.

Poluentes tóxicos entram na cadeia alimentar por meio de organismos que processam o sedimento, como moscas e vermes. Como são comidos por outros animais, eles se movimentam pela cadeia alimentar e se acumulam nos organismos. Em peixes maiores, as toxinas podem causar lesões e deformidades.


4 - Poluição Térmica é o resultado de processos industriais e da enxurrada provenientes das ruas e estradas durante os períodos de chuva. Geradores de energia e alguns processos industriais usam a água de rios como arrefecimento. A água é despejada em uma temperatura muito mais alta. Água quente retém muito menos oxigênio. Alguns organismos não sobreviverão em condições mais quentes, enquanto outros dependerão do ambiente alterado para a sobrevivência. Condições mais quentes podem também romper a cadeia alimentar, pois os insetos podem entrar em uma metamorfose e privar os pássaros do surgimento de uma população de insetos.

Nenhum comentário: