sexta-feira, 6 de julho de 2007

Os ácidos graxos


Ácidos graxos ou ácidos gordos são ácidos monocarboxílicos de cadeia normal que apresentam o grupo carboxila (–COOH) ligado a um radical alcoila de cadeia saturada ou insaturada. Como nas células vivas dos animais e vegetais os ácidos graxos são produzidos a partir da combinação de acetilcoenzima A, a estrutura destas moléculas contém números pares de átomos de carbono. Mas existem também ácidos graxos ímpares, apesar de mais raros.


Propriedades físicas

Ácidos graxos saturados com até 9 átomos de carbono são líquidos. Acima de 9 carbonos, os saturados são sólidos e os insaturados, líquidos.

O ácido graxo tem ponto de fusão maior que o ácido impar, não graxo, consecutivo.

Todo o ácido graxo possui hidrofobicidade, ou seja, não é solúvel em água, já que suas moléculas são apolares, incapazes de formar ligações intermoleculares fortes com as moléculas de água. A solubilidade em água diminui com o aumento da cadeia do ácido.

Eles tendem a se agregar, fazendo a menor superfície de contato possível com a água, já que este é o estado menos energético. Essa propriedade possibilitou a formação das membranas biológicas, importantíssimas para a evolução da vida na Terra.


Propriedades químicas

Os ácidos graxos possuem reações semelhantes aos demais acidos carboxílicos:

  • Salificação: Reagem com bases formando sais orgânicos.

  • Esterificação: reagem com álcoois produzindo ésteres.

Ocorrência

  • Os ácidos graxos insaturados são mais comumente encontrados na gordura vegetal, enquanto os saturados são mais encontrados em gordura animal.

  • São encontrados em materiais elaborados pelos organismos, denominados lipídeos. Os lipídeos são ésteres combinados ou não a outros tipos de moléculas.

Nenhum comentário: