sábado, 2 de junho de 2007

Considerações sobre sabonetes líquidos e em barra

Fabricação

Diferença no processo de fabricação de sabonetes líquidos e em barra:

A base para os sabonetes em barra é obtida através da reação de gorduras vegetais ou animais com soda cáustica. Após esse processo são adicionados preservativos, corantes e o produto é prensado. Os sabonetes líquidos são obtidos em uma única etapa através da mistura de surfactantes sintéticos com itens como: preservativos, emolientes, corantes, hidratantes e perfumes.

Diferença entre sabonetes líquidos e em barra

Devido ao processo de fabricação, é muito mais fácil agregar um número maior de ingredientes benéficos para a pele aos sabonetes líquidos. Além disso, os sabonetes líquidos, em sua maioria, possuem pH neutro (mais próximo ao da pele).

Quais são as novidades neste mercado?

Apesar da evolução no processo de produção, formulação e na quantidade de benefícios agregados aos sabonetes, não há muitas novidades nos tipos. Segundo a dermatologista Ediléia Bagatin, além dos sabonetes em barra e os líquidos, existem os bifásicos, que já estão sendo utilizados nos Estados Unidos. É a tendência mais moderna e alia um detergente sintético - chamado de syndets - associado a uma substância hidratante na mesma embalagem. Geralmente, são dois frascos separados e acoplados, as substâncias só se misturam no momento em que o usuário comprime o frasco com o uso.

Nenhum comentário: