segunda-feira, 28 de maio de 2007

O que são óleos essenciais?

Os óleos são compostos formados por várias substâncias químicas como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, entre outras, havendo sempre a predominância de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas. É comum à mistura de até 4 óleos essenciais para poder obter um aroma diferenciado e nem todos possuem um aroma agradável ao olfato, apesar das suas propriedades terapêuticas.

Óleos essenciais são essências concentradas extraídas das plantas (folhas, raiz, tronco, casca, flores, sementes, frutos etc.), que adicionadas a outros óleos chamados de portadores ou de base complementam e formam os óleos essenciais usados na aromaterapia.

Estudo sobre este tipo de tratamento vem sendo pesquisado e utilizado a milhares de anos e nos tempos atuais a medicina alternativa é a grande responsável pela divulgação desse método.

Aromaterapia é a prática terapêutica onde se utiliza Óleos Essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem estar geral do ser humano. Serve para tratar e/ou embelezar a pele, auxiliar na cura de doenças comuns, curar a alma, relaxar o corpo e a mente.

Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.

Hoje a prática da Aromaterapia está se tornado bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, mas ainda é, na maioria dos países, considerada como Medicina Complementar. Na França a Aromaterapia faz parte da formação médica.

A verdadeira Aromaterapia é a aplicação terapêutica dos Óleos Essenciais através de banhos, massagens ou difusão no ambiente, usando sempre veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais.

A indústria da perfumaria e cosmética vem trabalhando cada vez mais com o conceito de Aromacologia, que é baseado na Aromaterapia, porém atuando apenas no nível sensorial olfativo, que trabalha o campo ligado às emoções e às sensações.

Alguns óleos usados:

ÓLEO DE ABACATE - Empregado na cosmetologia para tratamentos da pele.
ÓLEO DE ALECRIM - Indicado para tratamentos nas sarnas, auxiliando também nas massagens reumáticas.
ÓLEO DE ALFAZEMA - Indicado para dores nevrálgicas e reumatismo.
ÓLEO DE AMÊNDOAS - Empregado externamente na cosmetologia e internamente como laxativo e purgativo.
ÓLEO DE ANDIROBA - Indicado para picadas de insetos venenosos, nas feridas e afecções cônicas da pele.
ÓLEO DE ARNICA - Indicado para massagens, nas dores reumáticas, gota, contusões e hematomas. Estimula a circulação.
ÓLEO DE BETERRABA - Empregado na cosmetologia, principalmente na elaboração de bronzeadores.
ÓLEO DE BÉTULA - Possui propriedades tonificantes dos músculos. Indicado para massagens em todo o corpo. Estimula a circulação, indicado para combater celulite.
ÓLEO DE CAMOMILA - Empregado para tratamento de pele, especifico para a higiene diria do bebê, e peles delicadas.
ÓLEO DE CANA - Indicado para massagens, dores e artrite reumática.
ÓLEO DE CÂNFORA - Indicado para massagens e dores reumáticas. Internamente excelente auxiliar nas pneumonias, pleurites, bronquites e estados gripais.
ÓLEO DE CITRONELA - Possui substância ativa que repele insetos.
ÓLEO DE COCO - Comestível. Na cosmetologia usado como bronzeador, etc.
ÓLEO DE COMFREY - Cicatrizante e antiinflamatório.
ÓLEO DE COPAÍBA - Balsâmico, antiinflamatório. Uso interno e externo. Cicatrizante, usado para o tratamento de úlceras e feridas.
ÓLEO DE CRAVO - Para uso odontológico.
ÓLEO DE EUCALIPTO - Usado em inalações para combater asma, gripe, tosse e desinfetar os brônquios. Para massagens no peito para alívio do estado gripal e para dores reumáticas. Pode ser usado em saunas.
ÓLEO DE ERVA SANTA MARIA (MENTRUZ) - Anti-reumático. Indicado para massagens nas pancadas.
ÓLEO DE FLOR DE LARANJEIRA - Calmante usado internamente.
ÓLEO GERME DE TRIGO - Usado na cosmetologia como revitalizaste, possui vitamina E.
ÓLEO DE GIRASSOL - Cicatrizante da pele e excelente hidratante. Protege a pele de recém nascidos prematuros, combatendo infecções.
ÓLEO DE LINHAÇA - Para dermatoses.
ÓLEO DE MALVA - Usado como emoliente.
ÓLEO DE MANGERONA - Massagem na debilidade dos músculos e nervos com dores reumáticas.
ÓLEO DE MELISSA - Para uso de laboratório na confecção de formulas aromatizantes. Usado para acalmar dores de barriga em massagens.
ÓLEO DE PEQUI - Para uso no tratamento das bronquites, asmas brônquicas e pneumonias.
ÓLEO DE RÍCINO - Usado como purgativo e laxativo.
ÓLEO DE SABUGUEIRO - Usado para massagens nas dores reumáticas.
ÓLEO DE SASSAFRÁS - Nas dores reumáticas.

Nenhum comentário: