quarta-feira, 30 de maio de 2007

Mas o que é uma transesterificação?

Transesterificação nada mais é do que a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal é formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.

Veja a reação:


onde R, R' e R" são radicais orgânicos


Aplicação da transesterificação

A transesterificação é o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. Por meio dessa reação é possível a separação da glicerina dos óleos vegetais. As moléculas de óleos vegetais em questão são formadas por três ésteres ligados a uma molécula de glicerina, ou seja, são triglicerídios.

O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool simples (metanol, etanol, propanol, butanol) e catalisadores (que podem ser ácidos, básicos ou enzimáticos) para acelerar a reação. Nesse processo, a glicerina é removida do óleo vegetal por decantação, deixando o óleo mais fino e reduzindo a sua viscosidade.

Resumidamente, após a reação de transesterificação obtém-se a glicerina - substância de alto valor agregado, usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos - e o Biodiesel, um combustível renovável alternativo.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: